Quando as bananas estão muito maduras, sou incapaz de as comer. Batidos e bolos são sempre a minha solução para as aproveitar.
Como já havia comido uma tarte de banana e caramelo, na casa de uma amiga, resolvi experimentar.
Normalmente, a base desta tarte é feita com bolachas e manteiga, mas optei por fazer a minha com farinha de trigo e amêndoas. A massa ficou uma autêntica bolachinha deliciosa. Vale a pena ter mais um pouquinho de trabalho e obter uma base crocante e saborosa, com o açúcar controlado por nós. Se quiser, pode retirar por completo o açúcar, pode juntar raspa de limão, de laranja. Enfim, pode ajustar ao seu gosto.
Ingredientes:
Base:
- 180 gr farinha de trigo
- 30 gr de amêndoas moidas
- 50 gr de açúcar
- 150 gr de manteiga gelada cortada aos cubos
- 1 gema de ovo
Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 2 ou 3 bananas grandes
- 200 ml de natas para bater
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó (20 gr)
- Chocolate negro raspado para decoração
Preparação:
Comece por colocar a lata de leite condensado (fechada) numa panela. Cubra com água e leve a cozer (45 minutos na panela de pressão, ou 1h30m numa panela normal).
Massa:
Coloque a farinha, a amêndoa, o açúcar e a manteiga num processador de alimentos e ligue-o até obter uma consistência tipo areia grossa, junte a gema e ligue o processador apenas até formar uma bola. Se não tiver um processador use as pontas dos dedos, mas tenha cuidado para não amassar demasiado, caso contrário a massa ficará dura.
Embrulhe a massa em pelicula anti-aderente e leve-a ao frigorifico durante 30 minutos.
Numa superficie polvilhada com farinha estique a massa e coloque-a na forma de tarte (usei uma de 20 cm de diámetro e duas formas de tarteletes, mas pode usar uma forma de 23 ou 24 cm).
Pique ligeiramente o fundo com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 25 a 30 minutosou até ficar dourada. Deixe amornar e retire da forma com cuidado para não a partir. Coloque-a sobre uma grelha e deixe arrefecer.
Recheio: Coloque o leite condensado cozido numa tigela e mexa com um garfo até ficar liso. Recheie a tarte, por cima coloque rodelas de banana na quantidade a seu gosto.
Termine com as natas batidas com o açúcar, até atingir o ponto de chantilly
Coma com moderação :-)
AA
Sem comentários:
Enviar um comentário