Translate

domingo, 6 de janeiro de 2013

Macarons

De tanto ouvir em Macarons e sem nunca os ter provado, resolvi fazer umas pesquisas na net e pus mãos à obra, para fazer os célebres docinhos franceses - Macarons. 
Não foi fácil e os primeiros não resultaram em Macarons, mas antes em bolinhos de amêndoa (mas que também ficaram deliciosos - tudo que tem amêndoa é bom!).
Apesar dos meus insucessos, não desisti e fui modificando a temperatura do forno, subindo e descendo a altura da grelha do forno, até que os meus bolinhos começaram a ganhar o "pézinho", que carateriza os macarons e me deixaram muito orgulhosa da minha persistência. 
Como achei que não era suficiente, pois de fato esses docinhos são caprichosos e requerem muita técnica, encomendei um livro especializado em Macarrons: Solution Macarons - Mercotte procure aqui

Apesar de existir uma receita mais simples, vou partilhar a minha receita, que é feita com merengue italiano (a única que me saiu bem).
Para isso devem ter uma balança que pese com muito rigor, um termómetro para açúcar, um robot de cozinha (ou  uma bimby), uma batedeira elétrica (Bimby não serve), saco de pasteleiro +  bico de 1 cm e um passador de rede muito fina. Se não tiverem esses instrumentos, nem vale a pena tentar, pois esses bolinhos "caprichosos" requerem muito rigor, em tudo.

Ingredientes:

  • 250 gr de amêndoa em pó (torrar ligeiramente no forno 150ºC cerca de 10 minutos, só depois pese)
  • 250 gr de açúcar confeiteiro (bem peneirado)
  • 90 gr de claras (não usem claras frescas: coloquem várias claras num recipiente hermético, durante 3 dias no frigorífico e só depois pesem as claras)
Para o merengue italiano:
  • 70 gr de água
  • 250 gr de açúcar
  • 90 gr de claras

Preparação:

  1. Juntar a amêndoa com o açúcar confeiteiro, no robot cozinha/bimby e dar-lhe vários toques de turbo. Peneirar muito bem 2 a 3 vezes (não deve ficar com grumos nenhuns). Juntar as claras (atenção: não bata as claras, coloque-as simplesmente na mistura) - Opcional: raspa de limão, laranja + corante em pó ou em gel (não utilize corante liquido). Eu utilizei corante amarelo.
  2. Merengue italiano: leve a água com o açúcar ao lume e deixe ferver, mexendo de vez em quando, até atingir 118ºC. Entretanto bata as claras (no início devagar e depois com um pouco mais de velocidade). Quando estiverem quase em neve, vai-se juntando a calda do açúcar quente, em velocidade média. Após colocar toda a calda, aumentar a potência para o máximo.
  3. Juntar 1/3 do merengue, com a mistura de amêndoa (merengue ainda quente) misturando bem. Envolver o restante merengue, com muito cuidado para não retirar o ar às claras. A mistura deve ficar brilhante.
  4. Colocar num saco de pasteleiro com bico 1cm de diâmetro e colocar em tabuleiro forrado com papel vegetal, ou tapete de silicone. Cada bolinho deve ter 3 cm de diâmetro e ficar bem afastados uns dos outros. Bater com o tabuleiro na bancada, para assentar melhor e deixar repousar o tempo suficiente para que a superfície seque (não cola nos dedos e fica lisinha)
  5. Vai ao forno 150ºC, 15 a 17 minutos. A grelha deve ser baixa, para não abrirem por cima. A meio da cozedura, abrir e fechar o forno, para deixar sair o vapor. 
  6. Só retirar do tabuleiro/papel, quando estiverem quase frios. cuidado porque a superfície é frágil.
  7. Devem ficar secos por fora, mas húmidos por dentro
Podem rechear com o creme que mais gostarem: creme de manteiga, creme de pasteleiro ou ganache de chocolate.

Ganache:

  • 30 grs de natas
  • 200 grs chocolate negro (quanto mais % de cacau, melhor)
  • 40 grs de manteiga
Ferver as natas e colocar por cima do chocolate partido aos pedacinhos pequenos (pode picar na bimby mas não muito). Deixe derreter mexendo (não vai ao lume) e por fim junto a manteiga até ficar homogéneo.

Recheie os macarons depois de frios e com o creme frio.
Conservam-se no frigorífico, 1 semana  em caixa hermética.

Esta receita rende muito: cerca de 40 Macarons (80 metades)

Podemos ser criativos e fazer corações


Esta é uma fase que não deve saltar. Espere pacientemente que a superfície dos Macarons não cole no seu dedo.


 Tão satisfeita fiquei, quando espreitei o forno e vi os meus Macarons subirem, fazendo o típico "pézinho"


Retire do papel, apenas quando já estiverem quase frios.

Fiz uns maiores, para os mais gulosos!

Se não conseguir à primeira, não desista. Os fornos são todos diferentes, a humidade dos ingredientes, do ar da cozinha, por isso faça os ajustes que achar necessários. Vale a pena o esforço.

AA

1 comentário: